Circuito de Monsanto - Portugal
O circuito de Monsanto foi muito breve, mas vale sempre a pena lembrar ou pelo menos não esquecer na esperança de que um dia volte a existir. Foi usado apenas uma vez em 1959 para o Grand Prix de Portugal.
O Circuito de Monsanto (Circuito de Monsanto), foi um circuito de rua temporário que acolheu o Grande Prémio de Portugal em 1959 . A corrida foi vencida por Stirling Moss ao dirigir um Cooper T51 .
A prova partilhou a prova com o Circuito da Boavista , que acolheu a prova nos anos anteriores e posteriores ao único Grande Prémio do Campeonato do Mundo de Monsanto. Depois da edição de 1960, o Grande Prémio de Portugal saiu do calendário, regressando para uma segunda passagem pelo Estoril entre 1984 e 1996.
O circuito foi usado apenas uma vez no campeonato mundial, em 1959. O fim de semana da corrida foi dominado por Stirling Moss em um Cooper não funciona , com Moss conquistando a pole, a volta mais rápida e liderando cada volta em seu caminho para a vitória. Tal foi seu domínio que ele rodou todo o campo.
O pódio foi completado por Masten Gregory , dirigindo um Cooper, e Dan Gurney para a Ferrari . O companheiro de equipe de Moss, Maurice Trintignant, ficou com a quarta posição e os pontos finais foram atribuídos a Harry Schell para a BRM .
Um incidente notável na corrida foi uma colisão entre dois futuros campeões mundiais, Graham e Phil Hill, na volta 5, que eliminou os dois pilotos.
Fonte:f1.fandom.com/wiki/Circuito_de_Monsanto
Comentários
Um circuito efémero, mas mesmo assim merecia ser recreado.